A proposta de aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft está sob escrutínio de vários reguladores de concorrência em todo o mundo e, no Reino Unido, a Autoridade de Concorrência e Mercados decidiu iniciar uma segunda fase de investigação sobre o acordo. A CMA expressou uma série de preocupações relacionadas à aquisição de US $ 68,7 bilhões, que, segundo ela, pode ter um grande impacto na Sony se a Microsoft decidir tornar o Conteúdo da Activision Blizzard exclusivo do Xbox.
A Microsoft rejeitou essas reivindicações e acrescentou que a CMA adotou as queixas da Sony sem fazer um nível apropriado de revisão crítica. De acordo com a Microsoft (via indústria de jogos), havia mais de 280 títulos exclusivos de primeiro e terceiros disponíveis no PlayStation, quase cinco vezes mais do que o Xbox bloqueou, e apontou que a Sony perdendo acesso a um título não é um argumento credível.
Em suma, a Sony não é vulnerável a uma estratégia hipotética de execução duma hipoteca, e a decisão de referência depende incorretamente de declarações de autoatendimento da Sony, que exageram significativamente a importância do dever e negligenciam a responsabilidade da capacidade clara da Sony de responder competitivamente, Microsoft disse. Embora a Sony possa não receber o aumento da concorrência, ela tem a capacidade de se adaptar e competir. Os jogadores acabarão se beneficiando desse aumento da concorrência e escolha.
A Microsoft mencionou mais uma vez que planeja manter a Call of Duty como uma franquia multiplataforma e que torná-lo um exclusivo do Xbox manchará as marcas Call of Duty e Xbox. Se os consumidores optarem por pular do PlayStation para o Xbox, a Microsoft diz que isso será porque sua plataforma oferece mais opções e valor quando comparada à Sony. Esse é o tipo de comportamento de troca de consumidores que a CMA deve considerar que melhora o bem-estar e, de fato, incentive. Não é algo que a CMA deve estar tentando impedir, explicou a Microsoft.
A CMA emitirá suas conclusões preliminares de sua investigação de segunda fase em janeiro, com o relatório final divulgado até 1º de março. O CEO interativo da Take-Two, Strauss Zelnick, foi a favor do acordo e, em uma série de documentos legais tornados públicos por O Conselho Administrativo de Defesa Econômica do Brasil foi revelado que o Xbox Game Pass para consoles gerou US $ 2,9 bilhões em receita em 2021.
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