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O uso da música não autorizada no Tiktok pode custar às marcas grandes - mas há uma maneira de evitar dores de cabeça caras de licenciamento

Vários negócios conhecidos-mais recentemente Bang Energy Drink-aprenderam através do litígio que as principais licenças de cobertor da Tiktok não se estendem às empresas. Mas, ao contrário da crença comum, o aplicativo de compartilhamento de vídeo em formato curto possui um processo robusto de licenciamento para marcas, e o uso de música em anúncios não precisa trazer processos multimilionários. Veja como as marcas podem limpar a música e evitar licenciar dores de cabeça no Tiktok.

O seguinte foi criado em colaboração com o Songtradr, parte de uma parceria mais ampla focada no espaço de licenciamento de sincronização. Certifique-se de verificar nossa cobertura contínua deste setor de rápido crescimento here .

Em julho, o Universal Music Group (UMG) garantiu uma vitória parcial em sua muito divulgada queixa de violação de direitos autorais contra a Bang Energy. Antes do julgamento do caso, um juiz decidiu que Bang havia de fato violado à música da gravadora líder em cerca de 140 vídeos promocionais.

Independentemente de como o confronto do tribunal se desenrola (resta saber se o fabricante de bebidas energéticas também será responsabilizado por vídeos do Tiktok enviados por influenciadores), a situação menos do que ideal destaca os limites das licenças gerais de Tiktok. Os acordos governam exclusivamente o conteúdo gerado pelo usuário-não clipes promocionais e/ou pagos para marcas, que têm amplo incentivo para desenvolver uma presença na plataforma.

Agora, mais do que nunca, Tiktok é um tipo de uso muito parecido, disse o chefe de música da Big Sync, das Américas Alex Menck, à Digital Music News. Certos editores, eles querem saber quem são esses influenciadores antes de aprovar um uso do Tiktok. Eles querem saber quantos seguidores esses influenciadores têm.

A Bang Energy, que expressou a crença de que foi coberta pelos principais Pactos da Lótica da Tiktok, não é a primeira empresa que enfrentou uma ação legal sobre o uso de músicas supostamente não licenciadas no aplicativo de formato curto. (Os outros três grandes rótulos estão processando vídeos do Tiktok em ações semelhantes.)

O Sony Music Entertainment (PME), no ano passado, cobrou um processo firmemente com palavras contra a empresa de fitness-aparelho de Solihull, com sede na Inglaterra, Gymshark, sobre a inclusão supostamente não autorizada da entidade, inclusão de música protegida em vídeos em plataformas de mídia social, incluindo Tiktok.

PME e Gymshark (que foi avaliado em mais de 1 bilhão de libras em uma rodada de financiamento de agosto de 2020) estabeleceu-se para o início de 2022. E embora os termos deste acordo não tenham sido divulgados publicamente, as apostas são bastante claras para as marcas que pretendem usar músicas no Tiktok.

Existem todos os tipos de complexidades quando se trata de Tiktok. Não apenas as taxas que os editores e etiquetas estão cobrando por esses usos, mas também para subestimar o poder desses vídeos, afirmou Menck, cuja empresa conectou marcas de destaque como TRESEMMÉ, Target e Aveve com música existente bem adequada para música para Suas campanhas de Tiktok.

A música pode proporcionar um impacto incomparável para as marcas no Tiktok

Além de instâncias notáveis do sucesso de marketing de certas marcas em Tiktok-como a parte proeminente de Ocean Spray em uma tendência que ajudou a reacender a carreira da Fleetwood Mac-os dados demonstram o impacto que as faixas cuidadosamente selecionadas podem ter na maneira como as empresas são percebidas.

De acordo com um estudo multifacetado encomendado pela Tiktok, quando os vídeos das marcas apresentam músicas que os usuários gostam, 68 % dos espectadores se lembram melhor da empresa em questão, com quase 60 % dos usuários sentindo uma conexão mais forte com os negócios e afirmando que eles ' como resultado de discutir (e/ou compartilhar o clipe) como resultado.

Na maioria das vezes, o Tiktok é muito mais importante do que um programa comercial ou noturno na televisão. Há mais pessoas assistindo aquele pequeno tiktok, assistindo bobinas, olhando para o telefone e rindo de algo (que é marcado neste caso) do que prestar atenção a um comercial no meio da programação, disse Menck.

As tendências se movem rapidamente no Tiktok, e o licenciamento do faça você mesmo pode ser lento, disse Roscoe Williamson, diretor de estratégia criativa global do Massivemusic.

Um dos seis parceiros de som certificados adicionados ao programa de parceiros de marketing existente da Tiktok no meio do 2021, o MassiSusic cria músicas sob medida, adaptadas a marcas e objetivos de marketing, impulsionando o engajamento e as tendências de vídeo geradas pelo usuário para campanhas. Dessa forma, os clientes podem se beneficiar de faixas criadas com seus produtos-e com as preferências da comunidade Tiktok-fronting da mente, evitando licenciamento de dores de cabeça no processo.

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Essencialmente, o licenciamento no Tiktok pode ser um campo minado-principalmente se você estiver lidando com um remix, mashup ou faixa contendo várias amostras. Múltiplos diretores do lado do rótulo e da publicação podem precisar ser contatados para aprovação-um processo frequentemente demorado, acrescentou Williamson.

Músicas personalizadas, Williamson continuou, pode reduzir drasticamente a complexidade do licenciamento, além de ser adaptado às campanhas e objetivos da marca; Tiktok indicou no estudo anteriormente destacado que 65 % dos tiktokers preferem conteúdo de marca que possui música original. Até o momento, o Massivemusic trabalhou para alimentar o envolvimento viral, criando faixas sob medida para empresas como Shiseido, Lancôme e Bliss.

O risco para as marcas usando música no tiktok-e como ela pode ser superada

Enquanto isso, a Big Sync está ajudando as marcas a encontrar a música ideal para suas campanhas de Tiktok, apesar do processo de licenciamento potencialmente escrito por perigos-que, em grande parte por causa de sua relativa novidade, está repleta de conselhos e recomendações defeituosas, de acordo com a MENCK.

As marcas estão plenamente conscientes, sabem que esse processo de licenciamento é diferente, sabem que deve haver um custo associado, mas muitas vezes deixam as agências, os criativos, convencê-los de que as coisas poderiam ser feitas de uma maneira menos complicada e econômica, enquanto ainda alcançava o mesmo resultado, disse Menck ao DMN.

As agências tentam pintar uma imagem específica para as marcas; Às vezes, eles se apaixonam por isso, às vezes eles nos chamam e perguntam: 'Isso é real?' E ficamos tipo, 'Não, não é real' ', continuou ele, seguindo para observar que o tamanho e o alcance consideráveis de Tiktok significam que os retos que são os retrospectivos. eventualmente, identificará (e buscará uma compensação para) até pequenas instâncias de uso da música não autorizada das empresas.

, finalmente, o foco da indústria da música nos usos de músicas do Tiktok reflete o papel significativo que a plataforma desempenha hoje, especialmente entre os usuários mais jovens. Para as empresas, nunca houve um momento melhor para tentar alcançar os consumidores através do aplicativo, onde as tendências da música esporam tendências, engajamento, criação de conteúdo e reconhecimento da marca.

Agora, é uma questão de adaptar as campanhas de anúncios para capitalizar a vasta vantagem promocional de Tiktok e garantir simultaneamente que a música é devidamente licenciada. Orientação e contribuição de especialistas podem impedir os obstáculos imprevistos e ajudar a se concretizar os resultados desejados.

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